Motivos para contratrar um corretor de imóveis



Veja abaixo a reportagem da Globominas - MGTV 1a. edição, para entender a necessidade de se contratar um corretor de imóveis devidamente registrado no CRECI.

Comprar e vender uma casa ou apartamento depende, muitas vezes, de um corretor de imóveis. Só que é preciso cuidado na hora de contratá-lo. O número de queixas contra falsos profissionais aumentou 520% nos últimos três anos.

A venda da casa acabou em processo na Justiça. Reny conta que procurou uma imobiliária para negociar o imóvel. Pouco tempo depois teve uma surpresa nada agradável.

O corretor de imóveis assinou o contrato como se fosse o dono da casa e embolsou o sinal, R$ 25 mil. Só depois, a aposentada descobriu que o homem que se ofereceu pra intermediar a venda era um golpista.

Para exercer a função, é obrigatório fazer um curso técnico conhecido como TTI ou, melhor ainda, cursar uma faculdade de Gestão de Negócios Imobiliários e passar por estágio. Só depois disso se consegue o registro profissional, que é indispensável em qualquer negociação. No ano passado, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas flagrou 1.420 pessoas vendendo casas, salas, apartamentos ilegalmente.

O número de falsos corretores atuando no estado aumentou nos últimos três anos, segundo dados da fiscalização do conselho. Uma parceria com o Ministério Público agora promete reduzir o risco de golpes.

Uma faixa na rua levou Bianca até o apartamento dos sonhos dela. A auxiliar de enfermagem pagou R$ 87 mil, mas, até hoje, quase um ano depois da compra, ainda não tem a escritura. O imóvel está em nome de herdeiros e não podia ter sido negociado antes da partilha de bens da família. Pendências que foram omitidas pela corretora.

Os especialistas em mercado imobiliário recomendam que os compradores sempre confiram o registro do imóvel e a certidão negativa de débitos. Eles devem também checar se o corretor está regularmente registrado no conselho regional do estado.

E é fundamental ler atentamente todas as cláusulas do contrato de compra e venda. Nele estão as garantias necessárias para as duas partes.

Fonte: Globominas.com