ETAPAS PARA COMPRAR IMÓVEL ATRAVÉS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO


1. Vantagens do Financiamento Bancário:

O financiamento bancário é a forma mais ágil e prática para realizar o sonho da casa própria, sendo a modalidade mais procurada e preferida do brasileiro para compra do imóvel.

Para se ter uma ideia, em 2018 mais de 228 mil imóveis foram financiados por essa modalidade.

Dentre as vantagens, destacamos:

- taxas de financiamento mais atrativas, o que torna mais agradável comprar um imóvel ao invés de pagar por um imóvel alugado, que ao final do contrato de aluguel, não será seu.

- o contrato de financiamento bancário já tem o poder de escritura, ou seja, não há custos a mais.

 

2. O que é o imóvel ideal e como escolher:

Comece primeiramente fazendo uma busca por um imóvel que lhe traga os benefícios que são importantes para você e sua família. Recomenda-se fazer um levantamento dos seguintes pontos que serão úteis na sua decisão:

- Lazer...vou utilizar e ter tempo para todos os itens que o residencial oferece?

- Mensalmente haverá a taxa de condomínio, devo reservar quanto de valor por mês?

- Prefiro morar próximo ao meu trabalho, minha família, perto das comodidades do comércio ou onde eu possa curtir mais minhas horas livres?

- Caso eu queira vender esse imóvel futuramente, ele será bem aceito no mercado? Afinal, financiamento é um processo longo, e é onde iremos investir nosso dinheiro, não é mesmo?

 

3 - Escolha um profissional qualificado!

Para te auxiliar, entre em contato com um corretor de imóveis com registro validado pelo CRECI da sua região. Este profissional te auxiliará em todo processo de busca pelo imóvel ideal, pois possui um maior conhecimento dos inúmeros imóveis disponíveis no mercado e te fornecerá informações importantes e você poderá questionar todas as suas dúvidas. Lembrando também que é o corretor de imóvel que tem o caminho mais ágil e objetivo para o processo de financiamento bancário, pois ele está preparado tecnicamente para te fazer economizar tempo e dinheiro.

 

4. Análise de crédito.

Escolhido o imóvel de sua preferência junto ao corretor de imóvel que lhe auxiliou na busca, agora é a hora da análise de crédito. Mediante seus dados são selecionadas, as melhores condições serão apresentadas, ou seja, este profissional irá lhe orientar para a escolha das melhores taxas e juros do mercado para financiamento bancário.

Para iniciar esse processo são necessários os seguintes dados:

  • Valor do Imóvel
  • Valor da entrada disponível pelo comprador
  • Valor do Financiamento desejado
  • CPF
  •  Data de Nascimento
  • Banco onde é correntista
  • Renda
  •  Se tem FGTS por mais de 3 anos
  • Se trabalhador/funcionário público

 Observações:

- Às vezes a renda de 1 comprador não é suficiente para o valor que se deseja financiar, sendo possível complementar a renda com mais uma pessoa.

- Se for casado só poderá compor renda com o cônjuge. Caso não seja casado há a opção de se ter até 5 proponentes na composição da renda.

- O valor das parcelas do financiamento não pode ultrapassar 35% da renda bruta.

- É muito importante conferir se existem restrições no CPF, pois elas podem impedir a concessão do financiamento. Essa informação pode ser consultada no site da Serasa ou da Receita Federal (clicar no ícone com a palavra CPF e realizar todos os procedimentos solicitados para resolver as pendências).

Existem duas formas de financiar um imóvel no Brasil, que são diferenciadas pelo cálculo do financiamento: Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro de Habitação (SFH).


5. Aprovação do crédito e análise jurídica

Documentos necessários para a liberação do financiamento (a depender da instituição financeira):

  • Aprovação do crédito e análise jurídica
  • Matrícula do Imóvel
  • IPTU Atualizado
  • Formulário do Comprador
  • Formulário de Declaração de Saúde do Comprador
  • Formulário do Vendedor
  • Comprovante de Estado Civil

É efetuada a análise criteriosa dos documentos para garantir sua elegibilidade.

Tudo é feito de forma totalmente digital, para agilidade do processo.

Após o recebimento de toda documentação e aprovação, de 15 a 30 dias, a depender da instituição bancária, o financiamento está liberado para a assinatura do contrato.

Depois do contrato assinado, este deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis cujo prazo varia de 5 a 30 dias, a depender do Cartório.

Após o registro em cartório, o comprador precisa enviá-lo novamente para o banco.

Assim sendo, é feita a liberação de valores para o vendedor.

Caso o comprador tenha financiado o ITBI, ele recebe o valor depois desse trâmite.

 

Esse é o resumo do passo a passo para a obtenção do financiamento:

1 - Pré-aprovação de crédito

2 - Pedido de crédito

3 - Aprovação do crédito e análise jurídica

4 - Assinatura do contrato Simule o financiamento antes de contratá-lo

 

 

Nós da Imóveis João Pessoa, orientamos você cliente, a leitura deste texto como forma de auxiliar na escolha do imóvel ideal para você e sua família.

Conte conosco para encontrar o imóvel ideal, pois auxiliaremos nas etapas para compra através do financiamento bancário tendo a tranquilidade e segurança necessários para a tão sonhada casa própria.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ETAPAS PARA COMPRAR IMÓVEL ATRAVÉS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

1. Vantagens do Financiamento Bancário: O financiamento bancário é a forma mais ágil e prática para realizar o sonho da casa própria, se...