Prefeituras podem ser proibidas de cobrar IPTU de imóveis próximo a favelas

Prefeituras podem ser proibidas de cobrar IPTU de imóveis próximo a favelas

SÃO PAULO – Tramita na Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 482/10, que estabelece que as prefeituras podem ser proibidas de cobrar IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de imóveis próximos a favelas, invasões e loteamentos irregulares.
Em termos jurídicos, o projeto concede imunidade tributária, relacionada ao IPTU, para os proprietários desses imóveis. A autora da proposta, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), afirmou que objetivo da PEC é reparar uma injustiça.
"Os proprietários de imóveis regulares foram vítimas da desvalorização de seus bens, devido à favelização do espaço urbano onde seus imóveis estão localizados", explica a deputada.
Revitalização dos espaços urbanos
De acordo com à Agência Câmara, a deputada acrescenta, ainda, que a aprovação da proposta estimula as prefeituras a revitalizar os espaços urbanos, além de coibir a construção de moradias ilegais.
A PEC ainda será analisada pela Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania. Se aprovada, passará por uma comissão especial, antes de ser votada pelo Plenário.

Fonte:InfoMoney

Empresa Amiga da Diversidade!