Pular para o conteúdo principal

O comportamento do consumidor e suas necessidades no mercado imobiliário

Devido aos novos rumos que vem tomando o mercado imobiliário, mediante o crescente número de lançamentos e a facilidade de acesso ao crédito imobiliário, foi efetuado um levantamento em relação à expectativa dos consumidores tendo em vista a aquisição de sua futura residência.
A intenção da pesquisa foi saber quais são as verdadeiras necessidades do consumidor atual, e também a avaliação solicitada para a disciplina Técnicas Promocionais de Vendas, ministrada pelo professor Luciano Medeiros.

1. Perfil do público entrevistado
Do público entrevistado, 64% correspondem ao público masculino e 36% ao público feminino, sendo que 36% se encontram dentro da faixa etária entre 20 a 30 anos, 42% entre 40 e 50 anos e 22% entre 50 e 60 anos, e 95% possui o nível superior e somente 5% possui nível médio.

2. Dados obtidos
Foram obtidos os respectivos resultados mediante as seguintes questões:
1) O que é mais importante para você em relação a um imóvel?
- Dos entrevistados, 50% disseram que o mais importante é a localização, para 42% o mais importante é a segurança e para 8% dos entrevistados, a beleza arquitetônica.

2) Qual seria a forma de pagamento que você utilizaria na compra de um imóvel?
- Financiamento bancário seria o método utilizado por 84% dos entrevistados, sendo que houve empate entre o uso de carta de crédito de consórcio e pagamento a vista, correspondendo cada um a 8%.

3) Qual a área do imóvel que deve ser mais ampla?
- Houve empate entre a opção da sala de estar e a cozinha, correspondendo cada uma a 36%, sendo que para 28% a opção seria o quarto.

4) Você pretende adquirir algum imóvel nos próximos 10 anos?
- Dos entrevistados, 92% tem a pretensão de adquirir um imóvel dentre os próximos 10 anos e somente 8% não a tem.

5) Qual o método mais utilizado para pesquisa de imóveis?
- A maioria, 57% utiliza-se de jornais impressos, 29% usa a internet e 14% se utilizam da indicação de outra pessoa.

6) O que você considera que mais valoriza um imóvel?
- Para 42% o design é mais importante, seguido pela piscina considerada por 36% e do jardim por 22%.

7) O que é indispensável em um imóvel?
- Para 50% dos entrevistados a garagem é indispensável, seguido pelo espaço total com 29% e pela varanda com 22% de preferência.

8) Qual a sua maior necessidade?
- Dos entrevistados 42% necessitam de mais de uma vaga na garagem, sendo que as opções entre uma área de serviço mais ampla e uma cozinha maior ficaram empatadas em 29% cada.

9) O que está faltando hoje no mercado imobiliário?
- Para 50% dos entrevistados, 50% disseram que faltam profissionais habilitados, seguidos de 28% pela falta de melhores ofertas de crédito e 22% pela falta de boas construções

10) Em sua opinião, o elevador é uma necessidade:
A maioria, 70%, considera o elevador uma necessidade principal, sendo que para 22% é uma necessidade secundária e 8% uma desnecessidade.

11) Você acha que o valor a ser pago por você corresponde com o real valor do produto?
Para 42% dos entrevistados, o produto pode ser de melhor qualidade, sendo que para 36% o produto não corresponde ao valor que é pago por ele e para 22% o preço é justo.

3. Conclusão
Por meio desta pesquisa, foram obtidos alguns dados que poderão direcionar os construtores e arquitetos na implantação de um empreendimento.
Deve ser levada em consideração a boa localização, com proximidade aos serviços essenciais, como farmácias, padarias, escolas, pontos de ônibus. Foi notado que este item foi até mais importante do que a segurança, que é um tema muito atual.
O financiamento imobiliário através dos bancos é o mais procurado, apesar de suas taxas ainda estarem um pouco elevadas.
A comodidade de uma sala ou cozinha amplas é bem vistas pelos compradores.
O mercado vem se mostrando aquecido, levando os consumidores a terem expectativas de aquisição de um imóvel nos próximos 10 anos.
Apesar da divulgação da internet, este tipo de consulta se encontra abaixo da utilização do jornal, mostrando que ainda vale a pena investir neste meio para propagar seu negócio.
O design arquitetônico não pode ser deixado de lado, pois ele valoriza o imóvel; assim como mais de uma vaga na garagem, em razão da facilidade da aquisição de automóveis, se torna inviável para um casal somente uma garagem, sendo que cada um tem seus afazeres e horários diferentes.
O mercado carece de profissionais habilitados e competentes, que conheçam o mercado e saibam realmente o que está sendo solicitado pelo seu cliente.
O elevador é visto como uma necessidade principal, que mesmo em prédios com máximo de 3 andares, se faz necessário a instalação deste item, mostrando que o consumidor quer comodidade, e que em caso de doença isto se torna uma necessidade real.
Concluindo que o mercado tem deixado a desejar, cobrando um valor maior do que condiz com a apresentação do imóvel, devendo rever os seus conceitos de construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imóvel na praia - conheça o que significa Laudêmio

O que é Laudêmio  É uma taxa a ser paga à União quando de uma transação com escritura definitiva de compra e venda, em terrenos de marinha. As taxas de ocupação ou foro são pagas anualmente, divididas em cotas. Os possuidores de imóveis localizados em áreas de marinha dividem-se em dois tipos: OCUPANTES (tem apenas o direito de ocupação e são a maioria) e os FOREIROS (os que têm contratos de foro e possuem mais direitos que o ocupante, pois têm também o domínio útil) - estão incluídos nessas categorias os moradores da Baixada Santista e demais cidades brasileiras. Conforme Decreto-Lei nº 9.760/1946, são terrenos de marinha em uma profundidade de 33 metros, medidos horizontalmente para a parte da terra, da posição da linha da preamar-média de 1.831:  a) Os situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés;  b) Os que contornam as ilhas, situados em zonas onde se faça sentir a influência das marés. O que é Fo

Cartilha de Manutenção dos Consertos do Imóvel Alugado

Está na dúvida? Confira aqui quais são as responsabilidades do locador e do locatário As dúvidas são muitas quando se trata de  consertos no imóvel locado  e quem deve arcar com os custos? O inquilino tem obrigação de manter o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu consertando tudo que estragar bem como fazer a manutenção anual no imóvel que está sob sua posse direta e cuidar dos pequenos consertos. O locador deve arcar com os custos de tudo que for para manter o imóvel em condições de ser usado pelo inquilino e que o valorize em termos de preço, bem como consertos de grande valor. Pragas urbanas como morcegos, cupim, baratas, ratos etc não são responsabilidade do locador ou locatário (inquilino), devendo quem habita o imóvel tentar conter o avanço com produtos adequados e a perfeita higiene do imóvel. Poderá ser responsabilidade do locador se o imóvel for locado já com uma alta infestação destas pragas. Recomendo que este tipo de problema seja comunicado ao locador d

ETAPAS PARA COMPRAR IMÓVEL ATRAVÉS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

1. Vantagens do Financiamento Bancário: O financiamento bancário é a forma mais ágil e prática para realizar o sonho da casa própria, sendo a modalidade mais procurada e preferida do brasileiro para compra do imóvel. Para se ter uma ideia, em 2018 mais de 228 mil imóveis foram financiados por essa modalidade. Dentre as vantagens, destacamos: - taxas de financiamento mais atrativas, o que torna mais agradável comprar um imóvel ao invés de pagar por um imóvel alugado, que ao final do contrato de aluguel, não será seu. - o contrato de financiamento bancário já tem o poder de escritura, ou seja, não há custos a mais.   2. O que é o imóvel ideal e como escolher: Comece primeiramente fazendo uma busca por um imóvel que lhe traga os benefícios que são importantes para você e sua família. Recomenda-se fazer um levantamento dos seguintes pontos que serão úteis na sua decisão: - Lazer...vou utilizar e ter tempo para todos os itens que o residencial oferece? - Mensalmente ha