Pular para o conteúdo principal

Imóveis prontos - solução e vantagem para quem não pode esperar

e on twitter


O economista Geraldo Roberto Fernandes Soares disse que gostou do que viu quando optou por comprar um apartamento usado
O economista Geraldo Roberto Fernandes Soares disse que gostou do que viu quando optou por comprar um apartamento usado
Apesar das vantagens da compra de um imóvel na planta, que é mais barato do que um já construído, há quem não possa aguardar por meses até a entrega das chaves. Seja pela necessidade imediata de moradia ou por preferir conhecer o empreendimento pronto, a opção é a ideal para grande parte dos consumidores.

Diretor de prontos da Brasil Brokers/Gribel Pactual, Fernando Carnevalli confirma que a principal vantagem é o fato de o comprador poder fazer uso imediato do imóvel. Fora isso, há a possibilidade de escolhê-lo em um bairro ou região já consolidada, com infraestrutura desenvolvida. “Além disso, podem-se comprovar características como ventilação, nível de ruído, posição do empreendimento, segurança, entre outras, trazendo para o adquirente total conhecimento do que está comprando”, acrescenta.

Há quem goste de pisar e conhecer o imóvel antes de adquiri-lo, o que só é possível nesse caso. “Para alguns, é uma questão de segurança conhecer o empreendimento antes da compra, ver cada cômodo e visualizar como ficará a disposição dos móveis. Nem todo mundo tem essa dimensão só pela planta”, pondera. Para o diretor, os decorados e as imagens oferecem uma boa noção de como ficará o local depois de construído, mas, em um imóvel pronto, a pessoa tem a ideia perfeita de como tudo poderá ficar.

O sócio-diretor da Mirian Dayrell Imóveis, Adriano Sampaio, lembra ainda que há situações em que o que foi planejado escapa ao controle do morador que opta por um empreendimento na planta. “Hoje em dia, estão ocorrendo muitos atrasos, deixando o cliente em situação delicada. No imóvel pronto, o material já está todo instalado e testado”, avalia.

Estrutura
No que se refere ao investimento financeiro, Carnevalli diz que, no caso dos imóveis já prontos, o comprador fica isento da oscilação dos valores de mercado e custos de obra inerentes ao empreendimento na planta, “adquirindo o imóvel pelo preço negociado”, destaca.

Entre os pontos negativos – se é que podem ser chamados assim – da aquisição de imóveis prontos há a necessidade de ter uma reserva de, no mínimo, 20% do valor do imóvel para poder efetuar a compra. “O sistema financeiro oferece crédito no valor máximo de 80%, salvo exceções raras e específicas”, lembra Carnevalli.

Ciente dos prós e contras que envolvem a aquisição de um imóvel já pronto, é preciso, ainda, estar atento a outras características antes de fechar o negócio, “como localização, estrutura do edifício e do apartamento – nesta, incluída a análise da idoneidade da construtora –, desenvolvimento do entorno e valores de IPTU e condomínio compatíveis”, enumera.

Analisando esses aspectos, o economista Geraldo Roberto Fernandes Soares decidiu-se pelo imóvel pronto. A impossibilidade de esperar por uma obra ser finalizada contou muito em sua escolha. “Queria um imóvel para me mudar, sem ter que aguardar o tempo de construção, que, geralmente, é de, no mínimo, três anos”, justifica.

Além disso, Geraldo Soares cita como vantagem o fato de desembolsar reserva financeira dentro de suas perspectivas. Também há mais segurança quanto ao imóvel propriamente dito, já que o comprador pode ver como ele realmente é. “Às vezes, o imóvel adquirido na planta pode nos reservar algumas surpresas desagradáveis”, diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imóvel na praia - conheça o que significa Laudêmio

O que é Laudêmio  É uma taxa a ser paga à União quando de uma transação com escritura definitiva de compra e venda, em terrenos de marinha. As taxas de ocupação ou foro são pagas anualmente, divididas em cotas. Os possuidores de imóveis localizados em áreas de marinha dividem-se em dois tipos: OCUPANTES (tem apenas o direito de ocupação e são a maioria) e os FOREIROS (os que têm contratos de foro e possuem mais direitos que o ocupante, pois têm também o domínio útil) - estão incluídos nessas categorias os moradores da Baixada Santista e demais cidades brasileiras. Conforme Decreto-Lei nº 9.760/1946, são terrenos de marinha em uma profundidade de 33 metros, medidos horizontalmente para a parte da terra, da posição da linha da preamar-média de 1.831:  a) Os situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés;  b) Os que contornam as ilhas, situados em zonas onde se faça sentir a influência das marés. O que é Fo

ETAPAS PARA COMPRAR IMÓVEL ATRAVÉS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

1. Vantagens do Financiamento Bancário: O financiamento bancário é a forma mais ágil e prática para realizar o sonho da casa própria, sendo a modalidade mais procurada e preferida do brasileiro para compra do imóvel. Para se ter uma ideia, em 2018 mais de 228 mil imóveis foram financiados por essa modalidade. Dentre as vantagens, destacamos: - taxas de financiamento mais atrativas, o que torna mais agradável comprar um imóvel ao invés de pagar por um imóvel alugado, que ao final do contrato de aluguel, não será seu. - o contrato de financiamento bancário já tem o poder de escritura, ou seja, não há custos a mais.   2. O que é o imóvel ideal e como escolher: Comece primeiramente fazendo uma busca por um imóvel que lhe traga os benefícios que são importantes para você e sua família. Recomenda-se fazer um levantamento dos seguintes pontos que serão úteis na sua decisão: - Lazer...vou utilizar e ter tempo para todos os itens que o residencial oferece? - Mensalmente ha

Cartilha de Manutenção dos Consertos do Imóvel Alugado

Está na dúvida? Confira aqui quais são as responsabilidades do locador e do locatário As dúvidas são muitas quando se trata de  consertos no imóvel locado  e quem deve arcar com os custos? O inquilino tem obrigação de manter o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu consertando tudo que estragar bem como fazer a manutenção anual no imóvel que está sob sua posse direta e cuidar dos pequenos consertos. O locador deve arcar com os custos de tudo que for para manter o imóvel em condições de ser usado pelo inquilino e que o valorize em termos de preço, bem como consertos de grande valor. Pragas urbanas como morcegos, cupim, baratas, ratos etc não são responsabilidade do locador ou locatário (inquilino), devendo quem habita o imóvel tentar conter o avanço com produtos adequados e a perfeita higiene do imóvel. Poderá ser responsabilidade do locador se o imóvel for locado já com uma alta infestação destas pragas. Recomendo que este tipo de problema seja comunicado ao locador d