Quer adquirir um imóvel mas não sabe como comprovar sua renda? Veja quais são as possibilidades:

A documentação solicitada irá variar de acordo com a categoria profissional ou 
fonte de renda da pessoa física.
Ao solicitar um empréstimo ou financiamento bancário é imprescindível a 
comprovação da renda. Essa é a única forma da instituição avaliar a capacidade de pagamento do cliente referente ao compromisso que será assumido.
Comprovar a renda não é tão complicado, mas há diferenças dependendo se o cliente for trabalhador assalariado, autônomo, aposentado ou pensionista.
Em geral a apresentação do holerite / contra-cheques e a última declaração do Imposto de Renda são suficientes, mas há algumas especificações dependendo da categoria na qual o cliente se encaixa.
Veja abaixo:

  • Trabalhadores assalariados => Carteira de Trabalho + cópia dos 3 últimos holerites / contra-cheques + Declaração do Imposto de Renda.
  • Trabalhadores Horistas => Carteira de Trabalho + cópia dos 6 últimos holerites / contra-cheques + Declaração do Imposto de Renda.
  • Aposentados e Pensionistas => Comprovante dos 3 últimos benefícios + + Declaração do Imposto de Renda + Declaração do INSS.
  • Trabalhadores Autônomos e Profissionais Liberais => Cópia do contrato de prestação de serviço + Declaração do Imposto de Renda + RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) + DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
  • Trabalhadores Rurais => Declaração do Imposto de Renda + Declaração do Sindicato, Cooperativa ou Associação + DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
  • Rentistas (aqueles que vivem de aluguéis e/ou rendimentos) => Declaração do Imposto de Renda + Extrato de aplicações + DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).


Procure a Instituição Bancária de sua preferência. 
Compare as melhores taxas de financiamento entre outras Instituições. 
Uma delas se encaixará perfeitamente e seu perfil e te auxiliará a ter seu tão sonhado imóvel.

Cartilha de Manutenção dos Consertos do Imóvel Alugado

QUEM PAGA OS CONSERTOS NO IMÓVEL LOCADO As dúvidas são muitas quando se trata de  consertos no imóvel locado  e quem deve arcar com...