Pular para o conteúdo principal

Investimentos imobiliários são os mais seguros e rentáveis da capital paraibana

Brasileiros começam a pensar cada vez mais cedo na estabilidade financeira. Conhecidos como “bens de raiz”, os imóveis apresentam uma valorização superior a qualquer outro tipo de aplicação financeira, afirmam os especialistas. Em João Pessoa, apartamentos dobram de valor negociável a cada quatro anos, tendo um crescimento aproximado de 25% ao ano.

Os “kitnets”, por exemplo, compreendem uma boa opção de investimento imobiliário, pois maximizam o número de apartamentos por área e possuem valor de aluguel baixo. Essas características atendem a um público específico e garantem rotatividade dos inquilinos durante o ano todo. “As taxas de juros das cadernetas de poupança, por exemplo, estão mais baixas e isso faz com que as pessoas migrem para outras formas de investimento”, afirma Irenaldo Quintans, presidente do Sindicato da Indústria Civil de João Pessoa (Sinduscon).

Este caminho foi seguido pelo servidor público, Davi Cavalcanti, de 25 anos, que se preocupou em buscar alternativas para complementar sua renda. Surgiu, então, a oportunidade de compra de um terreno num bairro residencial no qual a família já possuía um apartamento alugado. “Resolvi apostar no negócio porque um conjunto de características favorece o investimento, dentre elas, a segurança de retorno financeiro”, comenta.

O jovem possui, hoje, oito apartamentos populares que começaram a ser construídos, um a um, há quatro anos. “Uma frase de Nando Reis diz o seguinte: ‘certeza é o chão do imóvel’. Após o final das primeiras construções, que duraram seis meses, já havia propostas de compra com o valor 60% acima do investido”, explica.

Ele acrescenta que está em fase de planejamento para novas construções ainda mais ambiciosas. “Tenho um terreno em uma praia pouco habitada, adquirido por um valor extremamente baixo. Passados 12 anos, ele sofreu uma valorização de mil por cento”, ressalta.

Compre, construa e alugue

O imóvel valoriza juntamente com a taxa de habitantes de uma região. É a lei da oferta e da procura. “Esse crescimento também diz respeito à verticalização das cidades e ao turismo, além das facilidades de crédito e financiamento”, comenta Irenaldo Quintans, presidente do Sinduscon. Seguro e rentável, este tipo de investimento sempre foi garantia de retorno, segundo especialistas.

No caso dos aluguéis, há duas formas de se ganhar, um imóvel alugado rende o valor referente ao aluguel e se valoriza ao longo dos anos. E é pensando nisso que fica ainda mais fácil querer entrar para o negócio.

Para quem quer maximizar os lucros com aluguéis, é importante se planejar e, para Davi Cavalcanti, dono de imóveis alugados, investir na compra do terreno. “Casas prontas geralmente são grandes, aumentam o custo de investimento e o aluguel sai caro”. Para ele, um aluguel caro significa um mau negócio para o inquilino, já que, com as possibilidades de crédito, quem pagaria R$600 em aluguéis deverá optar por financiamento ao invés de arcar com o valor do aluguel.

Por Maria Livia Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imóvel na praia - conheça o que significa Laudêmio

O que é Laudêmio  É uma taxa a ser paga à União quando de uma transação com escritura definitiva de compra e venda, em terrenos de marinha. As taxas de ocupação ou foro são pagas anualmente, divididas em cotas. Os possuidores de imóveis localizados em áreas de marinha dividem-se em dois tipos: OCUPANTES (tem apenas o direito de ocupação e são a maioria) e os FOREIROS (os que têm contratos de foro e possuem mais direitos que o ocupante, pois têm também o domínio útil) - estão incluídos nessas categorias os moradores da Baixada Santista e demais cidades brasileiras. Conforme Decreto-Lei nº 9.760/1946, são terrenos de marinha em uma profundidade de 33 metros, medidos horizontalmente para a parte da terra, da posição da linha da preamar-média de 1.831:  a) Os situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés;  b) Os que contornam as ilhas, situados em zonas onde se faça sentir a influência das marés. O que é Fo

ETAPAS PARA COMPRAR IMÓVEL ATRAVÉS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

1. Vantagens do Financiamento Bancário: O financiamento bancário é a forma mais ágil e prática para realizar o sonho da casa própria, sendo a modalidade mais procurada e preferida do brasileiro para compra do imóvel. Para se ter uma ideia, em 2018 mais de 228 mil imóveis foram financiados por essa modalidade. Dentre as vantagens, destacamos: - taxas de financiamento mais atrativas, o que torna mais agradável comprar um imóvel ao invés de pagar por um imóvel alugado, que ao final do contrato de aluguel, não será seu. - o contrato de financiamento bancário já tem o poder de escritura, ou seja, não há custos a mais.   2. O que é o imóvel ideal e como escolher: Comece primeiramente fazendo uma busca por um imóvel que lhe traga os benefícios que são importantes para você e sua família. Recomenda-se fazer um levantamento dos seguintes pontos que serão úteis na sua decisão: - Lazer...vou utilizar e ter tempo para todos os itens que o residencial oferece? - Mensalmente ha

Cartilha de Manutenção dos Consertos do Imóvel Alugado

Está na dúvida? Confira aqui quais são as responsabilidades do locador e do locatário As dúvidas são muitas quando se trata de  consertos no imóvel locado  e quem deve arcar com os custos? O inquilino tem obrigação de manter o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu consertando tudo que estragar bem como fazer a manutenção anual no imóvel que está sob sua posse direta e cuidar dos pequenos consertos. O locador deve arcar com os custos de tudo que for para manter o imóvel em condições de ser usado pelo inquilino e que o valorize em termos de preço, bem como consertos de grande valor. Pragas urbanas como morcegos, cupim, baratas, ratos etc não são responsabilidade do locador ou locatário (inquilino), devendo quem habita o imóvel tentar conter o avanço com produtos adequados e a perfeita higiene do imóvel. Poderá ser responsabilidade do locador se o imóvel for locado já com uma alta infestação destas pragas. Recomendo que este tipo de problema seja comunicado ao locador d